Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

ETIQUETA - COMO USAR GUARDANAPO DE PANO


Em restaurantes ou jantares formais sempre tem os guardanapos de pano, mas nem sempre sabemos como usá-los corretamente.

- Geralmente o guardanapo está à esquerda do prato. Ao sentar à mesa, desdobre, sem sacudi-lo, e coloque aberto sobre as pernas. Se precisar levantar, deixe-o ao lado de seu prato.

- Se o guardanapo cair no chão você pode abaixar, pega-lo e colocar sobre a mesa. Não use novamente. Assim que puder peça outro ao garçom. Se o jantar for na casa de alguém, abaixe com cuidado, para não incomodar quem está ao seu lado, pegue-o, coloque novamente em suas pernas e volte a sua refeição.

- Se estiver usando batom, antes de limpar a boca no guardanapo, retire o excesso do batom em um guardanapo de papel.

- Antes de beber, limpe a boca com o guardanapo, assim você não suja a borda da taça ou do copo de gordura.

- Se o serviço for buffet, deixe o guardanapo sobre a mesa quando for se servir e coloque novamente sobre as pernas ao retornar.

- Algumas casas e restaurantes utilizam o porta guardanapo. Retire o guardanapo da argola para usar e não recoloque quando terminar de comer.

- Em coquetéis pegue os canapés ou salgadinhos com a mão. Use o guardanapo apenas para limpar os dedos e lábios antes de levar o copo ou taça à boca.

- Alguns restaurantes disponibilizam toalhinhas quentes para limpar as mãos. Nunca use para limpar o rosto.

- Alguns pratos como uma sopa ou uma massa com muito molho pode sujar a roupa. Neste caso use o guardanapo preso sobre a roupa e se for homem pode prender no colarinho.

- Em jantares elegantes, quando é servido algum alimento que é para ser comido com as mãos, é oferecido depois uma vasilha com um pouquinho de água morna e umas gotinhas de perfume para lavar as pontas dos dedos. Neste caso é oferecido um guardanapo extra, que em seguida e retirado junto com a vasilha.

- Guardanapos descartáveis, usados para proteger a mão do copo com a bebida gelada ou junto com algum salgadinho ou docinho, devem ser colocados em um pratinho ou na própria bandeja onde são servidos. Não use para limpar os lábios e nem deixe na mesa para utiliza-lo novamente.

- Quando terminar a refeição, o guardanapo deve ser deixado sobre a mesa, ao lado do prato. Não precisa dobrar novamente e não coloque de qualquer maneira sobre a mesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...