Páginas

sexta-feira, 23 de maio de 2014

VIAGEM - RIO DAS OSTRAS


Os hotéis e as pousadas da pacata Rio das Ostras estão atraindo um outro público além das famílias que chegam em busca de sol e de mar: os executivos que atuam na vizinha Macaé, ponto de referência na extração de petróleo.

Nos lobbies, é comum observar engravatados dividindo espaço com os turistas que visitam a cidade à procura de praias tranquilas, como a das Tartarugas, ou de cenários badalados como o da Costazul. O motivo da diversidade é a variedade de estabelecimentos em Rio das Ostras, que oferece de pequenas pousadas a hotéis de luxo, com estrutura completa para eventos.


Para quem viaja a lazer, Rio das Ostras no Rio de Janeiro tem praias para todos os gostos. As turmas do surf e do bodyboard marcam presença na Costazul, point também ao anoitecer em função dos muitos quiosques, bares e restaurantes. Para passar um dia tranquilo com as crianças, Rio das Ostras, reserva duas praias: Joana e Tartarugas. Os fãs do banana-boat encontram diversão na praia do Centro, que também é ponto de partida para os passeios de escuna. Para curtir o pôr do sol, siga para a praia do Cemitério.

Há ainda dois passeios que são destaque na cidade. Um deles leva à Lagoa de Iriri, mais conhecida como Lagoa da Coca-Cola, nome dado pela coloração escura da água. O ponto de partida é a praia Costazul. Outra opção é o Parque do Pássaros, com trilhas que garantem ao turista observar toda a beleza da mata Atlântica.

Rio das Ostras também é conhecida pelo calendário de shows, com apresentações variadas e muitas vezes gratuitas. Entre os mais concorridos eventos da região está o Rio das Ostras Jazz & Blues Festival, considerado um dos melhores do país e que acontece em junho.

Vale a pena conhecer Rio das Ostras. Um ótimo passeio para fazer a dois ou com a família. 
(Fonte: feriasbrasil)

PONTOS TURÍSTICOS
Figueira centenária - Figueira centenária onde o imperador brasileiro Dom Pedro II se sentou a sua sombra para descansar. Na mesma figueira também repousaram o presidente Getúlio Vargas, o príncipe Maximiliano, o príncipe Dom João Henrique (brasileiro) e a princesa Fernanda Beatriz.

Casa da Cultura - Casa centenária, possui valor histórico e cultural avaliado e estimado pelo Inepac. Mostra de artistas regionais no salão de exposições.

Museu do Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba - Exposição de peças catalogadas pela época, origem e denominação em reconstituição da pré-história desta região.

Centro Ferroviário de Cultura de Rocha Leão - Estação centenária que faz parte da linha que liga Barão de Mauá a Vitória. Centro Ferroviário Cultural de Rocha Leão.

Parque dos Pássaros - Horto florestal com vegetação preservada da Mata Atlântica. Oferece informações de plantas e possui grande variedade de mudas ornamentais, medicinais e silvestres. Mini zoo com animais domésticos e aves raras. São realizados passeios nas trilhas do Parque. Estes passeios são gratuitos. No mais longo deles, são gastos 40 minutos de caminhada pela restinga. No mais curto, é visitado um grande viveiro onde ficam espécies variadas de pássaros.

Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição - Construído em meados do século XVIII, por mão-de-obra escrava, era a fonte de água à beira-mar, onde o povo servia-se de água para beber e lavar louça. Recuperado no ano 2000, é o resgate da memória e identidade cultural de Rio das Ostras.

Monumento Natural dos Costões Rochosos - Faixa compreendida entre a Praia da Joana até a Praça da Baleia. Reserva ecológica. Possui riqueza de fauna e flora.

Manguezais (Ecossistema) - Grande área preservada que se inicia perto da ponte de Costazul. Reserva ecológica. Possui riqueza de fauna e flora marinha.

Praça da Baleia - Área de lazer e contemplação abriga a escultura de uma Baleia Jubarte com 20 metros de comprimento, toda estrutura metálica, recoberta com chapas de bronze e liga de latão, feita pelo artista plástico, Roberto Sá, conhecido internacionalmente pelas esculturas hiper-realistas. Esta é a maior homenagem a um cetáceo no mundo.

Orla de Costazul - Obra de urbanização realizada pela Prefeitura, que em sua 1ª fase, criou 850 metros lineares de área de lazer e preservação, com ciclovia, academia de ginástica ao ar livre, quiosques, playgrounds e 15 mil m² de área de restinga preservada.

Lagoa do Iriri (Lagoa da coca-cola) - Lagoa com uma água escura, apelidada pelos moradores de "lagoa da coca-cola", pois apresenta uma intensa concentração de iodo, o que deixa a água com uma coloração semelhante à do refrigerante.

Emissário Submarino - Localizado no praia de Costazul, o emissário possui um píer liberado para as pessoas onde é possível ter uma bela vista da região serrana da cidade e a prática de pesca amadora.

Praça do Trem e Fábrica de Bonecas - Foi criada através de um programa de geração e renda da Fundação Rio das Ostras. Possui showroom, um palco italiano onde são encenadas as produções da Fundação de Rio das Ostras e onde funciona o projeto de cultura em Rocha Leão para crianças e jovens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...