Páginas

quarta-feira, 23 de julho de 2014

BICHO - TREINAMENTO DE GATOS


É possível por meio de treino tornar um gato mais obediente ao seu dono. Apesar de serem reconhecidos como animais independentes e donos de suas próprias vontades – já que não têm a necessidades sociais de se sentir aceito e incluído dentre os humanos; se bem direcionados, os felinos podem sutilmente ser controlados.




Apetite como estratégia
Para conseguir sucesso no treinamento do gato, deve-se fazer com que as recompensas sejam extremamente valiosas a ele e que ele deseje trabalhar para conquistá-las. Como este animal vive em seu mundo particular e seus interesses são guiados pela criatividade de sua mente e seus instintos, é preciso usar as necessidades básicas do animal, como a alimentação.

Aumentar o apetite felino, diminuindo gradualmente a ração oferecida livremente e aumentar o consumo de petiscos vinculados à realização de atividades é uma estratégia valiosa, que é benéfica tanto ao dono, que ganha um bicho de estimação mais dócil, quanto ao animal, que passa a ser mais saudável por ter uma rotina mais ativa mental e fisicamente um corpo com as funções mais equilibradas pela alimentação controlada.

A regulação correta do peso do animal deve ser feita durante este processo. Avaliações entre peso e aumento de apetite, que devem ser anotadas de tempos em tempos, pois ela permitirá descobrir a quantidade exata de alimento que deixa o gato com peso saudável e, ao mesmo tempo, com bastante apetite para a disposição à obediência.

É importante que esta medida esteja equilibrada para não causar mal a saúde do bichano. Não pecar por excesso, deixando o animal muito faminto em nome da submissão, é fundamental, pois o efeito pode ser o contrário, o animal pode desenvolver, além de problemas físicos, distúrbios psicológicos agressivos. Se houver dificuldades na realização desta avaliação, deve-se contar com a ajuda de um veterinário.

A valorização da alimentação e, consequentemente do ganho de petiscos oferecidos por realização de atividade, é natural que seja gradual, pois exige tempo para o aprendizado.


Fazer obediência virar reflexo
Durante o treinamento é preciso persuadir o gato de que não pensar e agir prontamente é sempre vantajoso, tornando suas ações reflexos. Para tal, sempre proporcionar benefícios e variá-los conforme a diversidade de atividades é essencial.

Para garantir que a execução de comandos se torne um reflexo, é necessário também que só se aplique o treinamento quando houver certeza de que o gato ficará interessado imediatamente na recompensa. Não atrapalhar o gato em outra atividade de seu interesse e aguçar seu desejo deixando clara a recompensa são boas iniciativas.

A insistência verbal nos comandos não funciona com os gatos, muito pelo contrário, desfaz a associação entre o comando, o comportamento esperado e a recompensa a ser ganha. Fazer apenas um comando verbal, um gesto rápido e, assim que ele realizá-lo, dar prontamente a recompensa é a maneira correta de treinar seu gato.

Assim sendo, o mais árduo do treinamento para gatos é fazer com que seja irresistível a execução dos comandos do dono, pois a espontaneidade sempre estará presente na personalidade desta espécie. Com paciência e dedicação, o treinamento pode ser eficaz e permitir o desenvolvimento positivo da relação entre felino e proprietário.
(Fonte Pet mag) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...