Páginas

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

ARTE E CULTURA – EXPOSIÇÃO CANDIDO PORTINARI


A exposição ‘Candido Portinari — Doação Finep’, com 65 obras inéditas do artista (1903-1962) chega ao Rio de Janeiro no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA). Os trabalhos integram um conjunto de 222 peças que foram doadas ao acervo do MNBA pela Financiadora de Estudos e Projetos (hoje Finep — Inovação e Pesquisa), 

A Finep fez a doação ao museu, já que não tem a tradição de fazer mostras e nem tem um local adequado para abrigar acervos. Foram contratados um grupo para catalogar as peças e, agora, serão expostas um recorte do que foi doado. Parte destas peças foi restaurada. Trata-se de um conjunto muito expressivo da produção de Portinari

A mostra foi montada em núcleos temáticos: retratos, social, religioso e ilustração, como os trabalhos para livros de Machado de Assis (‘O Alienista’ e ‘Memórias Póstumas de Brás Cubas’). O público poderá ver, ainda, estudos e desenhos para murais da Igreja de São Francisco de Assis, na Pampulha, em Belo Horizonte, que foi projetada por Oscar Niemeyer.

Ao todo, são oito pinturas, quatro matrizes de estudos, duas gravuras e, o restante, desenhos. Três peças foram expostas ao lado dos painéis ‘Guerra e Paz’, que, pela primeira vez, ganharam o Grand Palais, em Paris, no primeiro semestre deste ano.

Com a doação dos 222 trabalhos, todos inéditos no país, o MNBA passou a ser o museu brasileiro com o maior número de obras de Cândido Portinari, somando 243 peças do artista.


" Candido Portinari — Doação Finep’"
Os trabalhos ficam expostos no Rio de Janeiro até 14 de setembro de 2014.
De terça a sexta, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h. 
Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) Av. Rio Branco, nº 199 – Centro – Rio de Janeiro
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...