Páginas

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

BICHO - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA VIAJAR COM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO EM VOOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS


Em períodos de férias e pré-carnaval todos querem viajar, mas e os animais de estimação? Qual a documentação necessária para levá-los numa viagem de avião pelo Brasil? E numa viagem internacional?

Existem muitas dúvidas quando se pensa em viajar de avião com um animal de estimação. Tendo em vista o elevado processo burocrático, alguns procedimentos são essenciais para evitar estresse na hora do embarque.

Para começar, é fundamental saber que existem regras internacionais para o transporte de animais vivos que garantem o bem-estar dos bichanos. Cada país, no entanto, possui sua própria regulamentação para esse tipo de transporte, o que torna necessário um planejamento prévio sempre que for fazer uma viagem internacional com animais de estimação. O primeiro passo é obter todos os dados sobre os documentos necessários junto ao Consulado do país de destino e à companhia aérea.

Para embarque de animais em aviões, há dois caminhos:
No 'check in' da companhia aérea, se o peso do animal somado ao da caixa de transporte não ultrapassar 15 Kg o proprietário pagará pelo peso como excesso de bagagem.

Ele será enviado pelo Terminal de Carga da empresa se o peso estiver acima do limite de 15 kg. Para animais despachados no Terminal será cobrado frete por peso ou cubagem. No valor a ser pago, está incluso o seguro obrigatório.

Compartimento de transporte
Os animais devem ser transportados em containers de fibra com tamanho suficiente para que possam se movimentar em 360 graus no seu interior. É obrigatório que exista um compartimento para água e comida e o piso deve estar forrado com material que absorva os dejetos. Existem vários modelos de caixas de transporte à venda em pet shops.

Outro detalhe importante é que só é permitido um animal (cão ou gato) por caixa. Dois animais só serão autorizados em uma única caixa caso sejam filhotes de até 45 dias de vida. Para outras espécies existe um número limite também.

Todos os animais são transportados no porão da aeronave, cuja temperatura é de 22ºC. Algumas companhias aéreas, contudo, podem permitir que o animal viaje com o passageiro ou na cabine do piloto (dentro da caixa de transporte). A necessidade de sedação deve ficar a critério do veterinário que cuida do bichano.

Em viagens longas com conexão, os animais devem ser alimentados antes de partir e na chegada, nunca durante o vôo, pois estarão no compartimento de carga, onde não há acesso.

Cada país possui uma legislação específica que estabelece a documentação necessária para o transporte de animais. Ela deve ser apresentada à empresa transportadora, no ato do despacho do animal. No Brasil, de acordo com o Decreto nº 24.548 de 03/07/34 é obrigatório que o passageiro apresente na hora do embarque a seguinte documentação:

Cães e gatos:
- Atestado de Sanidade expedido por um Médico Veterinário até 3 dias antes do embarque.

- Atestado de Vacinação anti-rábica atualizado (até um ano antes do embarque) para animais com mais de 4 meses de idade.

Animais silvestres nacionais
- Autorização do IBAMA;

- Atestado de Sanidade expedido por Médico Veterinário até 3 dias antes do embarque.

- Guia de Trânsito Animal (essa guia só é emitida pelo Posto de Vigilância Agropecuária com a apresentação dos documentos citados acima).

Animais silvestres estrangeiros (exóticos)
- Autorização do IBAMA; 

- Guia de Trânsito Animal (essa guia só é emitida pelo Posto de Vigilância Agropecuária com a apresentação dos documentos citados acima).

Antes de viajar com seu animal de estimação planeje a viagem minuciosamente e atente para os procedimentos padrões e específicos de cada país para evitar problemas na hora do embarque.
(Fonte: Ecoviagem.Uol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...