Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ARTE E CULTURA - EXPOSIÇÃO PÉROLAS


Uma exposição em cartaz no Museu de Arte Brasileira da FFAP apresenta o uso das pérolas ao longo dos séculos como um símbolo de riqueza e as mudanças no design de joias.

A mostra reúne mais de 200 peças – entre joias e obras de arte - mostrando a grande variedade de cores e formas de pérolas naturais e cultivadas. A exposição apresenta o uso das pérolas ao longo dos séculos, tanto no Oriente quanto no Ocidente, como um símbolo de prestígio e riqueza, as variações de gostos em diferentes culturas e as mudanças no design de joias com pérolas.


A exposição tem início com um olhar revelador sobre a história natural das pérolas. Discorre sobre a pesca e comércio no Golfo Pérsico, Europa e Ásia, desde a Antiguidade aos dias atuais. Uma coleção de pérolas raras e de moluscos portadores de pérolas indica como as pérolas do Golfo têm sido há muito tempo algumas das mais cobiçadas e valiosas do mundo. A mostra revela também os perigosos métodos de trabalho dos mergulhadores de pérolas e mostra as práticas comerciais dos negociantes do Golfo, juntamente com exemplos de equipamentos necessários para a pesagem e a valoração de pérolas.


A segunda parte da exposição explora a utilização das pérolas em joias e destaca as mudanças do design ao longo da história. Com isso, a mostra avança no tempo e espelha a modernidade, realçando o trabalho contemporâneo realizado pelos designers de hoje.

Também é possível apreciar na exposição o processo de cultivo das pérolas e sua produção em escala industrial, iniciada por Kokichi Mikimoto, no Japão. Mikimoto desenvolveu com êxito a tecnologia necessária para fazer pérolas a preços acessíveis a um grande número de mulheres. Hoje em dia, no leste da Ásia e nos mares do sul, é possível ver pérolas cultivadas em grande variedade de cores.


Pérolas
Até 28 de setembro
Horário: De terça a sexta-feira, das 10h às 21h Aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (Fechado às segundas-feiras, inclusive quando feriado / O acesso de visitantes à exposição pode ser feita até uma hora antes do horário de fechamento)
Entrada: gratuita
Endereço: Rua Alagoas, 903 – Higienópolis – São Paulo
Informações: (11) 3662-7198

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...