Páginas

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

SAÚDE – BENEFÍCIOS DA SAUNA


A sauna seja seca ou a vapor é sempre uma boa opção para quem busca relaxar o corpo e a mente.

Trata-se de uma prática muito comum e disciplinada entre os europeus visando à longevidade. Por aqui vem conquistando cada vez mais adeptos, seja no clube, academia ou condomínio, é um ótimo momento para as amigas que queiram colocar o papo em dia, ou simplesmente desligar-se da agitação e do estresse que nos acompanha diariamente.

Além desses momentos relaxantes que a sauna propicia, saiba que sua prática pode fazer bem mais pela nossa saúde, tornando-se uma grande aliada no quesito beleza, beneficiando corpo e mente.

Os egípcios, a cerca de 4.000 a.C (primeiros registros históricos da sauna) sabiam que essa prática poderia trazer melhoras para a saúde. Apesar de não ter sido inventada pelos finlandeses, a sauna é um elemento essencial na cultura do país. Tanto que o nome é originado da língua finlandesa (a pronúncia é “souna”), que serviu de origem para outros países também.

A sauna terapêutica desenvolvida na região da Escandinávia, especificamente na Finlândia, é usada para tomar banho, ajuda a curar doenças e ainda servem como ambiente para o parto. A paixão nacional finlandesa é mais que um lugar para relaxar, o calor que provoca o suor também é pensado para melhorar muitos problemas de saúde como hipertensão, fadiga, dor, e até mesmo vício.

Segundo alguns dermatologistas a sauna dilata mais os poros, aumentando assim a sudorese, facilitando a eliminação de células mortas da pele, portanto é o momento ideal para usar hidratantes ou até mesmo aquela máscara facial, o calor da sauna favorece ainda uma boa limpeza de pele, a depilação e esfoliação, tudo o que você aplicar na pele ou nos cabelos será absorvido de maneira altamente eficaz, porém a sensação de diminuição de peso não passa de uma falsa impressão, trata-se de líquidos perdidos mais que serão repostos.

A sauna ainda desintoxica o organismo de sais minerais, toxinas e gorduras indesejadas, limpando e purificando o sangue, pele e o cérebro, todas essas toxinas são eliminadas através da urina e suor, relaxa ainda os músculos, reduzindo assim dores musculares, à medida que os poros vão se dilatando e o suor fluindo a tensão e o estresse acumulado vai se dispersando, provocando uma sensação de relaxamento e bem estar.

Quanto à escolha do tipo de sauna, vapor ou seca, fica a critério do seu gosto pessoal, pois algumas pessoas preferem sentir o corpo mais úmido, outros preferem a sensação de suor. Basicamente essa é a diferença entre elas, a sauna a vapor causa uma sensação térmica maior e sua temperatura final acaba sendo menor enquanto que a seca tem temperatura final maior, mas ambas beneficiam a saúde da mesma forma. Alguns especialistas costumam recomendar a sauna seca para o inverno e a úmida, a vapor para o verão. Entretanto os dermatologistas recomendam o uso com cautela, no máximo duas a três vezes por semana, pois quando em excesso pode ressecar a pele.

Outro ponto a ressaltar é a dilatação dos vasos sanguíneos periféricos que ocorre durante a sauna o que pode acarretar em uma possível queda de pressão arterial, portanto pessoas que sofrem ou que tenham tendência à hipotensão necessitam de muito cuidado ao usar a sauna.

Muitas pessoas têm por hábito tomarem banho frio após a sauna, quanto a isso os especialistas recomendam prudência, pois mudanças bruscas de temperatura podem causar cefaleia, principalmente nos que já sofrem com enxaquecas, devido a variações repentinas nos vasos sanguíneos da cabeça. Para os que sofrem com dores de cabeça constantemente não é recomendável fazer sauna. Já para os hipertensos não há qualquer contra indicação, tanto a fazer sauna, quanto a ducha gelada pós-sauna.

Com relação às roupas para se fazer sauna os dermatologistas recomendam uma roupa de banho confortável, calçar chinelos e toalhas de preferência próprias para se sentarem, dessa forma evita-se qualquer tipo de contaminação. Não há um limite de idade estipulado para o banho de sauna, podendo ser desfrutados por crianças, adultos e idosos.

O banho de sauna pode ser considerado como um tratamento natural de beleza e saúde, pois além da higiene profunda ainda promove o equilíbrio entre o corpo e a mente através do relaxamento obtido. Recomenda-se, porém, antes de iniciar a prática da sauna consultar um médico para uma avaliação médica, evitando assim problemas futuros.


Benefícios trazidos com o uso da sauna:
Ajuda nos sintomas de fibromialgia: Um estudo desenvolvido no Japão, foi realizado com mulheres que tinham sintomas de fibromialgia (fadiga, dores e sensibilidade nas articulações, tendões e tecidos moles). Três dias por semana, os pacientes participavam de sessões de sauna, combinados com duas sessões de exercícios aquáticos. Na combinação entre as duas práticas a qualidade de vida e os sintomas de fibromialgia melhoraram nos pacientes.

Pode combater a hipertensão: Apesar de haver críticos que condenam o uso da sauna para pacientes com problemas cardíacos, uma pesquisa realizada no Canadá, indica que o exercício físico combinado com a sauna melhora os sintomas de hipertensão. No entanto, sair da sauna e ir de imediato ao banho gelado não é indicado, isso pode aumentar o risco de arritmias cardíacas.

Melhorar a resistência: Pesquisadores da Nova Zelândia comprovaram que os corredores de longa distância que utilizavam a sauna, aumentaram seu tempo de corrida até a exaustão em 32%.

O volume de plasma e hemácias após o uso da sauna aumentou 7,1% e 3,5%. A pesquisa mostrou que o uso desse ambiente após os exercícios é aconselhável para aumentar o fluxo sanguíneo, além de melhorar a resistência.

Melhoras nos efeitos do resfriado: Numa Universidade na Áustria, um experimento dividiu pacientes que usaram a sauna, e que não utilizaram, para determinar se o uso da sauna tem algum impacto no desenvolvimento de um resfriado comum. Durante um período de seis meses os grupos foram analisados, e ao final do estudo, observou-se que o grupo que usou a sauna teve uma incidência muito menor de constipação.

Desintoxicação: Estudos já confirmaram que a transpiração em uma sauna pode ajudar a desintoxicar o corpo de agentes tais como o ácido láctico, o sódio e o ácido úrico, que acumulam em nosso organismo. Quando você está dentro da sauna, ocorre o aumento do fluxo sanguíneo, melhorando a oxigenação do sangue que consequentemente ajuda na dissolução de agentes tóxicos. Na pesquisa no Arizona, a sauna foi comprovada como um componente eficaz de purificação e limpeza, para expelir substâncias químicas do corpo.

Apesar de apresentar tantos benefícios, o ambiente de vapor, fechado e de elevada temperatura, não agrada a todas as pessoas. O local pode causar uma sensação desagradável devido ao calor excessivo, irritação nos olhos por conta da temperatura, dilatação dos vasos deixando a pele vermelha e sensível, queda na pressão, além dos problemas para respirar dentro do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...