Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

VIAGEM - MANGARATIBA


Fundada em 1700, a pequena enseada de Mangaratiba é pontilhada por hotéis, resorts e condomínios. Com infraestrutura de primeira e variadas atividades de lazer, os empreendimentos se tornaram o grande atrativo da região.

A cidade, porém, oferece praia para todos os gostos. Entre elas estão Muriqui, urbanizada e com quiosques; praia Grande, com vegetação nativa; e a tranquila Ibicuí, com 600 metros de extensão contornados por casas de veraneio e águas mansas perfeitas para a prática de esportes náuticos. 

Do cais de Mangaratiba partem os barcos que levam às muitas ilhas da região, entre elas, a paradisíaca Ilha Grande.

Quem prefere manter os pés em terra firme encontra cachoeiras, picos e construções históricas que podem ser descobertas através de caminhadas por trilhas. Entre as mais bonitas estão as que cortam a serra do Piloto, com vistas panorâmicas, ruínas de fazendas de café, piscinas naturais e vilas de pescadores. 

A cidade orgulha-se também dos prédios que guardam e contam a história da região. Merece destaque a matriz de Nossa Senhora da Guia, erguida no século 19 em estilo barroco e rococó e revestida com azulejos portugueses. Já o Solar do Barão de Sai, um casarão neoclássico do século 19, foi restaurado e transformado em espaço cultural. 

Por sua localização privilegiada, e por suas belezas naturais, Mangaratiba é o portão de entrada da região da Costa Verde. Entre as atrações estão as praias, as ilhas que a contornam e as preservadas construções históricas.

A cidade oferece praia para todos os gostos. Para quem quer agito, a dica é Muriqui, urbanizada e com quiosques. Já para relaxar, os destinos são praia Grande, cercada por vegetação nativa; e a tranquila Ibicuí, com águas mansas e perfeitas para a prática de esportes náuticos. No verão, porém, o movimento é intenso em toda a orla.


Praias:
Brava - Cercada por morros, tem areias amareladas e mar calmo. Abriga muitas casas de veraneio em lotes arborizados.

Ibicuí - Com 600 metros de extensão, abriga o Iate Clube de Ibicuí. Contornada por casas de veraneio, tem águas mornas e calmas, perfeitas para a prática de esportes.

Junqueira - A pequena praia tem águas claras, propícias para banho e pesca.

Muriqui - Movimentada o ano inteiro, a praia urbanizada tem bares, restaurantes e quiosques ao longo de seus 1.100 metros.

Praia da Ribeira - O mar tranquilo é perfeito para quem viaja com crianças. E ainda tem uma pracinha.

Praia Grande - Com um quilômetro de extensão, tem areias claras, água mansa e vegetação nativa.

Mangaratiba - A praia central tem cais e ancoradouros para os barcos que fazem passeios e pescarias.

Praia do Saco - Urbanizada e com casas simples, é procurada para a prática de esportes. Abriga a foz do Rio do Saco.

Saí e Saízinho - Extensas e desertas, têm areias brancas e abrigam as ruínas de um antigo porto de minério.


Passeio de barco
Todos os dias, escunas partem do cais rumo às ilhas tropicais, como são chamadas as atrações ao redor. No roteiro estão Itacuruçá e Jaguanum; com bons pontos para banho e mergulho. Já as barcas levam à Ilha Grande.

Cachoeira
Várias quedas são encontradas na região e acessíveis por trilhas. Entre elas estão a da Bengala, com piscina natural cercada por vegetação de mata Atlântica; e a de Conceição de Jacareí, com oito metros e poço - uma pedra lisa é usada como escorregador. Já o Poção é formado pela queda de três cachoeiras.

Atrativos culturais
A cidade orgulha-se dos prédios que guardam e contam a história da região. Merece destaque a matriz de Nossa Senhora da Guia, erguida no século 19 em estilo barroco e rococó e revestida com azulejos portugueses. Já o Solar do Barão de Sahy, um casarão neoclássico do século 19, foi restaurado e transformado em espaço cultural. O roteiro inclui ainda as Ruínas Imperiais do Povoado do Saco, datadas de 1830 e abertas à visitação.
(Fonte: Férias Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...