Páginas

terça-feira, 11 de novembro de 2014

DICA – COMO USAR AMACIANTE DE ROUPA


Usar amaciante ao lavar suas roupas é ideal para deixá-las mais macias ao toque e com aquele cheirinho refrescante de limpeza. A maioria das pessoas compra amaciantes industrializados, mas você sabia que o vinagre também pode ser usado como amaciante caseiro para tornar suas roupas mais suaves?  Além de ser uma solução econômica para as despesas de casa, ainda é ecologicamente correta já que os amaciantes industrializados contêm aditivos químicos que acabam sendo lançados aos rios.

Quanto de amaciante devo usar?
A quantidade de amaciante a ser utilizada é diretamente proporcional à quantidade de roupa a ser lavada.

Para o amaciante industrializado, normalmente, a tampa é usada como medidor. Uma tampa cheia é o bastante para uma lavada normal. Coloque meia tampa a mais apenas se desejar maciez adicional ou para grandes quantidades de roupa.  Os fabricantes costumam indicar, no rótulo do produto, a quantidade de amaciante a ser usada, entretanto, a quantidade ideal depende do resultado esperado. Lembre-se de prestar atenção às proporções de roupas da sua casa.

Para usar vinagre como amaciante caseiro, meça de ¼ a ½ xícara de vinagre branco (depende da quantidade de roupas que serão lavadas).

Passo a passo para o uso correto do vinagre ou amaciante:
- Se a sua máquina de lavar não possui um compartimento próprio para amaciante, a hora ideal para adicioná-lo será assim que ela iniciar o enxágue das roupas. Dilua em um pouco de água antes de despejá-lo sobre as roupas.

- Se sua máquina de lavar possui compartimento próprio para amaciante, o nível máximo deverá ser respeitado para que não haja desperdício do produto. Despeje ali a quantidade indicada de amaciante ou de vinagre caso opte por usá-lo. Máquinas de lavar modernas liberam o amaciante antes do segundo enxágue o que faz que o excesso seja retirado de suas roupas automaticamente.

- No caso de lavar roupas à mão, uma tampa de amaciante ou ¼ de xícara de vinagre, deve ser o bastante para um tanque cheio de água. Deixe alguns minutos de molho e enxágue o excesso.


Dicas e avisos no uso do amaciante
- Para lavar toalhas, prefira utilizar vinagre como amaciante. Os resíduos dos amaciantes industrializados, com o passar do tempo, formam uma fina camada que reveste as fibras da toalha diminuindo sua capacidade de absorção. Em outras palavras, as toalhas passam a "arranhar" mais e enxugar menos.

- Usar vinagre como amaciante é uma ótima solução para pessoas alérgicas aos componentes dos amaciantes industrializados.

- A consistência do amaciante industrializado faz diferença. Aqueles que possuem consistência mais apurada podem ser diluídos em água, ou utilizados em menor quantidade. Ou seja, nem sempre o mais barato é o mais econômico para sua casa.

- Tecidos de fibras sintéticas costumam acumular eletricidade estática - são aquelas roupas que parecem grudar no corpo ou atraem penugens como se fossem imãs. O uso de amaciante nesse tipo de tecido diminui a retenção de eletricidade estática.

- Não aplique o amaciante diretamente sobre as roupas. Eles possuem, em sua composição, pigmentos de cor que lhe auferem aquele tom, em geral, azul. Esses pigmentos podem manchar suas roupas. O melhor é diluí-lo em água antes.
(Fonte: Bbel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...