Páginas

domingo, 27 de abril de 2014

SUSTENTABILIDADE - SELO VERDE GARANTE COMPRA DE PRODUTO ECOLOGICAMENTE AMIGÁVEL


O consumo consciente é uma atitude cada vez mais presente na sociedade. As pessoas querem produtos de boa qualidade, preço acessível, mas também procuram produtos que sejam produzidos a partir de conceitos socioambientais sustentáveis. 

Sabendo disso, muitas empresas passaram a valorizar na comunicação com os consumidores e a sociedade os aspectos ambientalmente responsáveis de seus produtos. A autodeclaração, porém, não é garantia de que os processos produtivos de fato sigam os melhores princípios de sustentabilidade. Para dar credibilidade ao sistema, surgiram os chamados selos verdes, conferidos por auditorias independentes. 

No Brasil dois institutos de qualidade se destacam na credibilidade de suas certificações ambientais de produtos industriais. O Falcão Bauer, cujo Selo Ecológico é certificado pelo INMETRO, e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que tem o seu rótulo ecológico certificado pelo INMETRO e também pelo Global Ecolabelling Network (GEN)

Obter um selo verde de uma dessas instituições não é um procedimento simples, uma vez que cada etapa do processo produtivo é analisada sob a ótica da ecoeficiência. 

As empresas precisam comprovar que buscam utilizar as matérias-primas disponíveis de menor impacto ambiental. Precisam mostrar que possuem uma gestão eficiente de energia e água E Além disso, que exercem um controle adequado, adotando práticas para amenizar as emissões atmosféricas e de efluentes líquidos, não só tratando o efluente que será descartado, como também reutilizando ao máximo a água. 

A empresa também precisa comprovar que adota as melhores práticas em redução da geração de resíduos e na destinação adequada dos mesmos, preferencialmente reutilizando-os ou os encaminhando para um novo processo industrial. 

Um produto certificado com o selo verde de uma instituição independente é a garantia para o consumidor de que ele, de fato, realizou a compra de um bem ecologicamente amigável. 
(Fonte: IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...