Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

THIAGO LIMA - CULINÁRIA MINEIRA X GNOCCHI MINEIRO


Caros leitores e apreciadores de uma boa gastronomia. Hoje vamos falar um pouco da gastronomia de Minas Gerais, de onde sou! Para mim, uma das gastronomias mais ricas e variadas do mundo!

Não é à toa que a gastronomia mineira foi homenageada no carnaval da Sapucaí, uma das maiores festas a céu aberto do mundo, através da nossa querida Dona Lucinha, proprietária do internacionalmente, conhecido, restaurante “Dona Lucinha” de comida mineira.

Vale a pena conhecer os charmosos interiores de Minas, onde podemos degustar nas famosas quitandas aquele delicioso doce deleite, o inigualável queijo minas, uma deliciosa goiabada e dentre varias outras gostosuras que encontramos como por exemplo na cidade de Tiradentes.

E a comida de sal! Hum!!! Fiz ate uma pausa para comer um pão de queijo quentinho com linguiça, requeijão com raspas e um cafezinho coado na hora!  Me desculpem mas sou mineiro!

Sabe aquele franguinho com quiabo, aquela broa de milho quentinha saindo do forno com uma manteiga, o leitão a pururuca, o arroz com carne de sol e pequi, tradicionalmente do norte de Minas, nosso delicioso feijão tropeiro, frango com angu e couve refogada na hora!

Pois é, queridos leitores! Posso afirmar que moro no paraíso!

Venham conferir a nossa cultura e a nossa gastronomia visitando nossas cidades, o famoso Mercado Central de Belo Horizonte, onde se acha tudo de comida mineira e nossos deliciosos restaurantes típicos de comida mineira!


E vamos para a receita da semana!

GNOCCHI MINEIRO

INGREDIENTES
1 kg de batata baroa picada
100 g de farinha de trigo peneirada
1 ovo
sal e pimenta-do-reino a gosto

manteiga de garrafa ou comum
aspargos refogados a gosto
molho vermelho (pronto ou faça ou seu)
queijo minas ralado a gosto para gratinar

MODO DE PREPARO
Numa assadeira coloque a batata baroa e leve ao forno alto pré-aquecido a 200ºC por cerca de 1 hora ou até a batata ficar mole. Retire do forno e passe as batatas pelo espremedor formando um purê. Adicione a farinha, o ovo, sal, pimenta-do-reino e com as mãos misture até ficar homogêneo.

Numa superfície lisa e enfarinhada coloque porções de massa e vá fazendo rolinhos. Com uma faca corte os rolinhos no sentido do comprimento com a espessura desejada formando os gnocchis. Transfira para um tabuleiro polvilhado com farinha para não grudar.

Coloque os gnocchis numa panela com bastante água fervente e um fio de azeite e a maneira que os gnocchis forem subindo a superfície retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com água fria para parar o cozimento. Retire e escorra.

Transfira os gnocchis para uma assadeira e regue com um fio de azeite para não grudar.

Numa frigideira com manteiga de garrafa coloque os gnocchis e refogue rapidamente.

Na assadeira coloque os gnocchis, os aspargos, regue com o molho vermelho e cubra com queijo minas ralado. Leve ao forno alto pré-aquecido a 200ºC apenas para gratinar. Retire do forno e sirva com uma tradicional caipirinha mineira!


Caso tenham alguma duvida, só entrar em contato comigo na fanpage informada abaixo!

Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...