Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

VIAGEM - IGUABA


Tranquilidade e sossego são as palavras de ordem em Iguaba - pelo menos durante a baixa temporada! Integrante da badalada Região dos Lagos fluminense, a cidade às margens da Lagoa de Araruama é procurada por muitas famílias durante as férias de verão. O movimento fica no entorno da praia lacustre que dá nome ao município, com quiosques e ciclovia. Para curtir o pôr do sol, as melhores opções são a praia da Ilhota, com acesso à Ilha de Santa Rita de Cássia que abriga um oratório de 1917; e a rústica Ponta da Farinha.

Entre os atrativos culturais merece destaque a Casa da Cultura, instalada em um casarão do século 19 e que abriga exposição permanente de objetos históricos, exposição de artistas regionais, feira de artesanato e anfiteatro para apresentações nos finais de semana. 

O espaço oferece ainda o Armazém da Terra, um quiosque repleto de guloseimas típicas como doce de amendoim, mel, tapioca... Não deixe de apreciar a singela Capela de Nossa Senhora da Conceição, erguida em 1761.


Principais Pontos Turísticos
A orla da Lagoa de Araruama
Tem uma extensão de 3,6 quilômetros em Iguaba Grande, caracterizada por palmeiras imperiais. No sentido Araruama – São Pedro da Aldeia, encontram-se as praias da Aldeia 99, da Caieira, do Centro, da Costa do Sol, Praia da Cidade Nova, do Gavião, dos Ubás, da Ponta da Farinha e da Ponta do Bico Preto

Base de Maricultura
Localizada na Praia da Ponta da Farinha em Área pertencente à Universidade Federal Fluminense, ali acontece o projeto de cultivo do camarão e da carapeba em cativeiro.

Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Construída na década de 60, de arquitetura tipicamente colonial, fica situada na orla da lagoa.

Capela de Nossa Senhora da Conceição
Também em estilo colonial, sua construção foi concluída em 1761. Na sua construção empregou-se pedra, argamassa de barro, concha em pó, água e óleo de baleia. Ocorreram duas reformas que influíram em sua descaracterização, a primeira na metade do século XIX e a segunda no ano de 1972. Ainda encontra-se em seu interior imagens em madeira de estilo barroco.

Casa da Cultura
Construção antiga, ali se remonta a História cultural do município.

Casa de Farinha
Em Arrastão das Pedras, onde pode-se encontrar todos os equipamentos próprios para confecção de farinha de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...