Páginas

sábado, 4 de abril de 2015

CINE PIPOCA - AZUL É A COR MAIS QUENTE


Filme francês lançado em 2013 com Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux conta a história de uma paixão entre duas mulheres.

Adèle (Adèle Exarchopoulos) é uma garota de 15 anos que descobre, na cor azul dos cabelos de Emma (Léa Seydoux), sua primeira paixão por outra mulher. Sem poder revelar a ninguém seus desejos. Ela se entrega por completo a este amor secreto, enquanto trava uma guerra com sua família e com a moral vigente.

A trama é inspirada livremente nos quadrinhos homônimos de Julie Maroh. O diretor do filme faz questão de ressaltar a independência com relação à HQ, mas é inegável a influência, principalmente na fotografia de Sofian El Fani. O azul não está só no título brasileiro ou nos cabelos de Emma. A cor está presente durante toda a produção, seja nos figurinos, seja nos próprios ambientes, que parecem debaixo de um filtro azul.

La Vie d'Adèle (nome original) é construído através das atuações de Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux. Elas brilharam tanto que foram consideradas coautoras pelo júri de Cannes e acabaram levando a Palma de Ouro ao lado do diretor. Elas se entregam de corpo e alma ao longa e protagonizam no mínimo três cenas memoráveis: a tão falada cena de sexo; a cena em que brigam; e a sequência num café.

Não se trata de um filme sobre um relacionamento homoafetivo. Mas a construção do relacionamento de Adèle e Emma de forma muito delicada e inteligente. Um filme que mostra a força do amor, seja para construir, seja para destruir. Que mostra as maravilhas, as incertezas e as dificuldades de uma juventude que não sabe o que quer, mas que ao mesmo tempo quer tudo. Vale a pena ser visto.


Assista ao trailer do filme:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...