Páginas

quarta-feira, 25 de março de 2015

THIAGO LIMA - CULINÁRIA DO NORTE DO BRASIL X CREME DE PAÇOCA COM TOMATE SWEET GRAPE E HORTELÃ


Queridos leitores!

Hoje vamos falar um pouquinho de uma gastronomia que vem crescendo no Brasil e já tive a oportunidade de conhecer um pouco - A culinária do Norte do Brasil!

Possui forte influência indígena! Predominam muito os peixes, carnes de caça e é bem variada devido aos ingredientes encontrados na região. Lembrando que a cultura portuguesa foi incorporada na gastronomia através dos imigrantes que permaneceram na região após a colonização. Outros povos deixaram suas contribuições tais como japoneses, italianos e libaneses.

A região norte é composta pelos estados do Amazonas / Acre / Amapá / Roraima / Rondônia / Pará e Tocantins.

Alguns dos principais ingredientes consumidos na região norte são: milho, mandioca, farinha d'água, farinha seca, farinha de peixe, guaraná em pó, açaí, cupuaçu, castanhas, peixes de vários tipos e mais uma lista imensa.

Para ficar com água na boca veja alguns exemplos das comidas típicas da região norte: Pato ao tucupi, Tacacá, Bolo de macaxeira, Caruru, Gurijuba, Maniçoba e Pirarucu de Casaca

Como exemplo, o pato no tucupi é um prato popular da região norte composto por pato, jambu e tucupi (líquido extraído da mandioca brava). Outros temperos também são acrescentados. Como acompanhamento, o prato pode ser servido com farinha de mandioca e arroz.

E o bolo de macaxeira que também é chamada de aipim nas regiões sudeste e sul, é uma raiz da mesma família da mandioca. É muito utilizada para a produção de farinhas, bolos e doces. Como exemplo, existe o bolo de macaxeira, muito popular na região.


E vamos para a deliciosa receita da semana e dessa vez com vídeo!

CREME DE PAÇOCA COM TOMATE SWEET GRAPE E HORTELÃ

INGREDIENTES
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
200 g de paçoca moída
2 colheres (sopa) de manteiga sem sal
tomate sweet grape ou tomate cereja
hortelã a gosto.

MODO DE PREPARO
Em uma panela coloque o leite condenado, o creme de leite, a paçoca moída, a manteiga e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ficar com consistência de brigadeiro mole. Retire do fogo e leve para a geladeira. Sirva em seguida com o tomate e uma folha de hortelã.


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...