Páginas

quarta-feira, 8 de abril de 2015

NOTÍCIA - APP SEPARA AMIGOS DE VERDADE DE 'AMIGOS DA ONÇA'


O pplkpr (people keeper, algo como "guardião de pessoas" em português) usa um algoritmo para julgar o valor de suas amizades a partir da sua lista de conhecidos nas redes sociais. A ciência por trás disso é básica: nós reagimos positivamente às pessoas de quem gostamos, e negativamente às pessoas em quem não confiamos.

O programa é sincronizado com uma pulseira que mede batimentos cardíacos para registrar como o usuário se sente cada vez que se depara com um amigo ou parente.

Além dos dados da pulseira - que registra também picos de estresse ou de empolgação, o pplkpr usa informações introduzidas manualmente pelo usuário ao responder a um questionário.

Com o tempo, a ideia é que o usuário passe a identificar como as suas reações são afetadas pelo contato com diferentes pessoas.

Autonomia
Basear decisões de cunho pessoal em algoritmos é uma prática controversa, mas não incomum. Por exemplo, sites de relacionamentos amorosos já usam algoritmos para filtrar compatibilidades, ainda que caiba ao usuário a palavra final.

O diferencial do pplkpr é elevar ainda mais o papel da matemática. Ao interpretar os dados que recebe, o aplicativo escreve mensagens de texto, agenda encontros com as pessoas que geram reações positivas no usuário e pode até deletar da agenda telefones que considera tóxicos.

Em suma: o programa tem autonomia para determinar com quem você deve passar mais tempo e quem você deve afastar de sua vida.

Os artistas americanos Lauren McCarthy e Kyle McDonald criaram o app a partir de um teste feito durante uma semana com oito estudantes na Universidade Carnegie Mellon.

McCarthy e McDonald, no entanto, afirmam que não estão advogando em favor de relações completamente controladas por algoritmos. Pelo contrário, se dizem críticos da tendência atual de quantificar, na área de saúde, por exemplo, de passos até calorias consumidas ao longo do dia.

Para os seus criadores, o pplkpr é um aplicativo funcional baseado em pesquisas científicas - e ao mesmo tempo, um projeto de arte provocador.
(Fonte:BBC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...