Páginas

terça-feira, 19 de maio de 2015

LINK PATROCINADO - ALIANÇAS DE NAMORO E DE COMPROMISSO, SÍMBOLOS QUE CELEBRAM A UNIÃO


     Esse costume antigo, que retorna com força total, marca o momento de celebração do compromisso de casais de namorados, antes de darem os próximos passos rumo ao noivado e casamento.

     Normalmente, as alianças são símbolos fundamentais de uniões sociais tradicionais como casamento e noivado. Elas sinalizam o amor que liga duas pessoas, daí a origem do nome “aliança”, que vem do latim “alligare”, e significa união, vínculo. Seu uso, antigamente, também tinha uma função econômica, e marcava o pagamento do dote ao noivo pela família da noiva, em um tempo em que casamentos eram negociações entre duas famílias, mais do que celebrações do amor romântico. A aliança selava a formalização de uma espécie de contrato, a fim de garantir o patrimônio material das famílias dos noivos e a continuidade de linhagens de nome e sangue.
     Esse tempo passou, e hoje o enlace matrimonial é o ritual máximo de celebração de um sentimento duradouro entre pessoas que se amam. A aliança, pois, é um símbolo do amor e do compromisso assumido perante a sociedade e os cônjuges. Mas existem outros tipos de alianças, que servem para demarcar etapas diferentes do relacionamento, antes do noivado e do casamento. Elas demonstram a existência de uma relação especial e profunda entre duas pessoas: a aliança de compromisso, também conhecida como aliança de namoro.

Momento especial
     As alianças de namoro ou de compromisso são joias mais simples, normalmente feitas em prata ou ouro branco, para diferenciá-las das alianças de casamento, confeccionadas em ouro amarelo. Geralmente são usadas no dedo anelar da mão direita. Por seu formato circular, conta-se que a aliança simboliza um desejo de eternidade, já que o círculo não possui começo nem fim. Esotericamente, são atribuídos a anéis em geral poderes “mágicos”, pois o anel é o protetor de algo ou alguém que guarda um tesouro ou um segredo precioso. Assim, presentear a pessoa amada com uma aliança de compromisso ou de namoro representa também um desejo concreto de manter e aprofundar a relação que é muito valiosa, e que deve ser resguardada por ambas as partes, com fidelidade e respeito.
     As alianças de compromisso podem vir com os primeiros nomes dos namorados gravados na parte interna, ao lado da data do começo do namoro. Uma alternativa é gravar nas duas alianças os nomes do casal. E, já que as alianças de namoro são menos formais e serão, um dia, substituídas pelas alianças de casamento, geralmente possuem um valor menor. Por isso, ao invés dos nomes, vale até mesmo gravar na peça apelidos carinhosos usados entre o par.

Quando entregar?
     As alianças de namoro marcam um momento de aprofundamento do compromisso e da afinidade entre o casal. Elas celebram a maturidade do relacionamento e simbolizam um passo importante na vida a dois. Geralmente, ela é oferecida em momentos especiais como em aniversários ou comemoração dos anos de namoro. O 12 de junho, Dia dos Namorados, também é uma data ideal e bastante simbólica, que pode ser escolhida para celebrar o relacionamento e surpreender a quem se ama.


Dicas para escolher o melhor modelo
     Existem vários modelos de alianças de compromisso, com diferentes detalhes e acabamentos que valorizam e modernizam a peça, para agradar ao gosto de homens e mulheres. Existem também modelos com formato externo abaulado, côncavo, e com cantos chanfrados. Também existem as alianças com formato quadrado, que estão na moda e são anatômicas. Na hora da compra, procure lojas de confiança como a Virtual Joias, que oferecem alianças confeccionados em ouro 18 quilates e prata de lei 950, que possuem qualidade e duram para sempre.
     Dentre as opções, existem modelos mais contemporâneos, como as alianças de namoro em prata polida e fosca, que são discretas e elegantes. Geralmente, a peça que será usada pela mulher possui algum detalhe como brilhante ou zircônia.
Há também alianças de namoro em prata diamantada, cuja superfície possui alto brilho e é trabalhada de modo a reproduzir a textura de uma peça cravejada de brilhantes.
Um dos modelos mais procurados são as alianças de compromisso que combinam prata e ouro, que geralmente é usado nos detalhes dos filetes. Essas linhas finas que decoram a peça equivalem à quantidade de anos do namoro que se está comemorando.
     Há ainda modelos criativos como alianças personalizadas de namoro, com os nomes gravados na parte externa da peça, ou ainda com as iniciais do casal. E, para os mais apaixonados, alianças de compromisso com o símbolo de um coração.
     Esses e outros modelos de alianças, você encontra na Virtual Joias. Acesse o site agora mesmo e confira!

Um comentário:


  1. As alianças de namoro e compromisso não são apenas símbolos de amor, mas testemunham a jornada moderna dos relacionamentos. Da tradição à expressão pessoal, elas refletem a evolução das conexões humanas. Com uma variedade de modelos oferecidos pela Virtual Joias, cada casal pode encontrar a joia perfeita para celebrar sua história única.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...