Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2015

THIAGO LIMA - CLARAS X PUDIM DE CLARAS


Olá queridos leitores!
     Esse dia estava fazendo um pudim de claras, que será a nossa receita de hoje, e resolvi escrever um pouquinho da historia da utilização das claras em Portugal e sua relação com os doces.
      Os doces em Portugal eram feitos pelas irmãs monjas onde essa atividade ajudava a suportar a rigidez do claustro.
     A clara era um elemento purificador utilizada na fabricação do vinho branco O termo “clarificação” indica este processo, que tem como efeito a decantação e a aglutinação – e servia para engomar as roupas da aristocracia e os hábitos de freiras e padres. Nos conventos portugueses, o rigor e a tradição exigiam roupas fartas, pesadas, com palas, golas e punhos perfeitamente engomados. Além disso, para cumprir o cerimonial cristão, fabricavam-se hóstias em grandes quantidades para a comunhão – capaz de alimentar a alma e manter o corpo casto – usando o singelo ingrediente.
     Mas aí, você se pergunta o que faziam com tanta gema, já que só usavam a clara?
     A gema alimentava porcos, outros animais, monges, freiras e aldeões das redondezas. Mas a gema disponível era tanta que mesmo assim sobrava.
     Daí, alinhado a farta quantidade de açúcar, vindo das colônias, as freiras tiveram a brilhante visão de fazer doces a base de gema e açúcar. Por isso os nomes de vários doces portugueses são inspirados na fé católica.

     E vamos agora a uma simples e deliciosa receita!

PUDIM DE CLARA COM CALDA DE MORANGO

INGREDIENTES
Pudim
12 claras
1 xícara (chá) de açúcar
suco de ½ limão
raspas da casca de limão a gosto
1 pitada de sal

Calda de morango
200 g de morango
50 g de açúcar
50 ml de água
suco de ½ limão.

MODO DE PREPARO
Pudim
     Numa batedeira coloque as claras e bata até ficar em ponto de neve. Com a batedeira ainda ligada adicione o açúcar, o suco e as raspas do limão, sal e bata até formar um marshmallow.
     Transfira a mistura para uma forma de pudim untada com bastante manteiga e leve para assar em forno alto pré-aquecido a 200ºC por cerca de 50 minutos.

Calda
     Num liquidificador coloque os morangos, o açúcar, a água, o suco de limão e bata bem. Transfira para uma panela e leve ao fogo médio até reduzir e formar uma calda. Retire do fogo e deixe esfriar.

Montagem
     Num prato de servir desenforme o pudim de claras e regue com a calda de morango. Sirva em seguida.


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com
Facebook: thiagolimapadrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...