Páginas

terça-feira, 14 de julho de 2015

BICHO - BANHO EM GATO


     Há duas coisas que popularmente se sabe sobre gatos: que odeiam a água e que são muito limpos. Ainda que ambas sejam certas, se o gato for acostumado desde filhote a estar em contato com a água, ao se apresentar a necessidade de dar banho nele, a experiência não será tão traumática para o animal ou para você.

Instruções
     Se você for novo nisto de cuidar de um felino, há algo que deve ficar sabendo: os gatos são muito diferentes dos cães, por isso merecem atenções diferentes. Acontece que os felinos contam com um sistema de higiene próprio, que lhes permite estar perfeitamente limpos sem a necessidade de tomar banho.
     Um gato saudável e caseiro é possível que raramente precise de um banho, mas como nunca sabemos quando acontecerá, o ideal é que desde filhote, entre os 2 e os 3 meses, ele acostume à água, deste modo se chegar o momento de dar banho nele, poderá faze-lo de uma forma simples.
     Além disso, se você escovar diariamente o pelo do seu gato, é bem possível que ele não precise de um banho, a não ser em situações muito específicas, pois com este hábito você estará ajudando ele a manter-se ainda mais limpo.


Mas então quando dar banho ao gato?
     As situações mais comuns nas quais se requer ajudá-lo com um bom banho são:
- Quando a pele do gato foi manchada com gordura, muito pó, lama ou sujeira, pois o animal terá dificuldade de se lamber e limpar-se completamente.
- Quando tiver caído sobre o pelo algum produto químico ou substância tóxica para o animal. Nestes casos o banho é imprescindível.
- Especialmente em gatos de pelo longo, quando acumula muita gordura em seu pelo ou quando se formam nós impossíveis de desfazer.
- Se o felino contar com alguma condição em sua pele que requeira o uso de um xampu especial.
- Em qualquer outra situação na qual o pelo do gato fique afetado e seja necessário limpá-lo.
- Se o veterinário, por qualquer condição, recomendar.

     É possível dar banho no seu gato em casa, mas você precisa saber que se o animal não tiver sido habituado desde filhote o processo pode ser realmente traumático tanto para seu animal de estimação como para você, pois o felino costuma transformar-se em uma fera. Se for este o caso, nada melhor do que levá-lo ao veterinário ou a um pet shop para que um profissional dê a ele o banho que precisa.
(Fonte: UmComo Animais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...