Páginas

sábado, 4 de julho de 2015

DICA - COMO CUIDAR DE SEUS PANOS DE PRATO


     O pano de prato é um acessório de uso diário na nossa cozinha. E por isso, nem sempre permanece limpo por muito tempo. 
     Basta enxugarmos um único prato, que já fica úmido e ao cozinhar a sujeira já começa a se manifestar e a engordurar o tecido. Os panos de prato também são lugares ótimos para as bactérias se instalarem.

     Sempre tenha dois panos disponíveis em sua cozinha:
- Um para a louça 
- Um para as mãos ou para pegar panelas quentes.

     Não use pano de prato na pia, pois sempre fica úmido e prolifera muita bactéria. Use um apoio apropriado para lavar suas panelas (e seque a pia com um rodinho. Pode usar também panos de pia descartáveis.

- Quanto mais vezes utilizamos os panos, mais eles se desgastam e adquirem uma nova coloração: o indesejado “amarelado”. No entanto, é na hora de lavá-los que damos início ao sofrimento do “esfrega, esfrega”, que na verdade, não é tão eficaz quanto parece, pois o amarelo sempre permanece.


     Para eliminar de vez essa constante, lavar corretamente seus panos de prato de modo que voltem a ficar lindos e branquinhos, como se fossem novos.
- Na hora de lavar os panos de prato: lave-os sempre separados dos panos de limpeza geral da casa (os de chão, paredes, banheiros, etc.);
- Troque os panos de prato diariamente. Você terá uma quantidade maior de panos para lavar, mas certamente eles não estarão encardidos e você se protege de bactérias comuns na cozinha. O ideal é juntar algumas peças para lavar uma única vez na semana. Mas conserve-os secos em um cesto separado das demais roupas da casa.
- Para deixar o pano de prato bem branquinho, basta fervê-lo em uma panela com um pouco de detergente de cozinha, caso não tenha manchas, ou com um pouco de vinagre. Não retire da panela até que a água esfrie. Depois é só lavar normalmente.
- Para os tecidos manchados, coloque de molho por 30 minutos em 25 ml de alvejante sem cloro para cada 10 litros de água. Peças com barrados bordados, após o molho, devem ser enxaguadas com uma mistura de água e vinagre branco. Depois, lave-o novamente.
- Procure de alguma forma identificar os panos. Os mais felpudos para as mãos, os mais grossos para a louça; ou faça uma sinalização no pano, um bordado, uma fita de uma cor para cada função... 
(Fonte: Mania de Limpeza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...