Páginas

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

THIAGO LIMA - GASTRONOMIA SERGIPANA X PITU COM PIRÃO


Olá queridos leitores!!!
     Hoje vamos falar um pouco da gastronomia sergipana que é sem dúvida deliciosa!
     Dentre suas diversas especialidades estão as comidas ligadas à vida litorânea, aos rios e estuários que cortam o território sergipano, que cultiva o hábito de consumir caranguejo ao molho vinagrete, sobretudo das cidades praieiras ou ligadas a manguezais. O guaiamum, outra espécie também extraída dos mangues, pode ser servido com um delicioso pirão.
     Na ‘Passarela do Caranguejo’ ou em outros locais da Orla e da cidade de Aracaju, são servidas as casquinhas de siri recheadas com a própria carne do crustáceo e os caldinhos de sururu, ostra e camarão. Nas praias do Abaís e do Saco é possível encontrar a saborosa moqueca de siri na palha de adicuri (ou ouricuri). A culinária à base de frutos do mar recebe o reforço dos peixes de água doce, considerando a proximidade do Rio São Francisco, o que facilita esta comercialização.
     O coco é um dos mais utilizados nos diversos pratos e é o principal ingrediente da queijada, doce encontrado em Sergipe com um sabor inconfundível.
     Outro ponto forte da culinária sergipana são os sucos de frutas nativas, dentre essas, a mangaba e o caju, presentes em quase todo o estado. Além dessas, vale a pena provar o umbu, manjelão, murici, jabuticaba, cajá, pitanga, pitomba, carambola, acerola, ubáia etc. As tradicionais frutas tropicais também agradam o paladar de qualquer visitante, como o abacaxi, maracujá, melão, limão, goiaba, graviola, jenipapo, manga, pinha e melancia.
     Dentre os produtos de origem animal, além de estar presente em todo o Nordeste, em Sergipe a carne de sol recebe uma importante parceira que é o pirão de leite. E por falar em pirão, o melhor mesmo é provar a sua diversidade: pirão de capão, pirão de pitu, pirão da buchada de bode e os já citados, pirão de guaiamum e pirão de leite.
     Na época das festividades do Ciclo Junino pode – se encontrar comidas que estão ligadas diretamente à colheita do milho. Canjica, mungunzá, bolo de milho, pamonha, cuscuz e o próprio milho verde assado ou cozido.
     E vamos para a receita da semana!

PITU COM PIRÃO

INGREDIENTES
Pitu
500 g de pitus limpos
2 xícaras (chá) de água
sal a gosto

½ colher (sopa) de azeite
2 tomates picados
1 cebola picada
1 pimentão picado
1 colher (sopa) de coentro picado
1 colher (sopa) de cebolinha picada
½ colher (sopa) de açafrão
4 xícaras (chá) de leite de coco

Pirão
2 xícaras (chá) de caldo do cozimento do pitu
½ xícara (chá) de farinha de mandioca

MODO DE PREPARO
Pitu
     Numa panela coloque os pitus, a água e o sal. Leve ao fogo médio e deixe ferver por cerca de 10 minutos.
     Com uma escumadeira, retire os pitus e reserve a água do cozimento.
     Numa outra panela com azeite aquecido adicione os tomates, a cebola, o pimentão, o coentro, a cebolinha, o açafrão, o leite de coco e refogue bem. Adicione os pitos reservados acima e cozinhe por cerca de 10 minutos. Retire do fogo e reserve.

Pirão
     Coloque numa panela o caldo do cozimento do pitu e em seguida adicione, aos poucos, a farinha de mandioca. Deixe cozinhar, mexendo sempre, por cerca 10 minutos ou até engrossar.

Montagem
     Numa tigela coloque uma porção de pirão, uma porção de pitu e sirva em seguida. 


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com
Facebook: thiagolimapadrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...