Páginas

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

THIAGO LIMA - TUCUPI X PATO NO TUCUPI


Olá Queridos Leitores!
     Hoje falaremos de um ingrediente típico do norte do Brasil, o tucupi!
     O tucupi é uma espécie de molho feito a partir do caldo extraído da farinha de mandioca-brava. Ele tem a consistência e a cor do caldo da cana-de-açúcar. É vendido nos mercados do Norte e Nordeste, principalmente, em garrafas.
     A mandioca-brava tem grande concentração de uma substância química chamada cianeto. Essa substância é tóxica, o que faz da mandioca-brava uma planta venenosa. Mas a mandioca comum, aquela que está presente em muitos pratos da culinária brasileira, não é tóxica.
     No entanto, o tucupi bem preparado não é venenoso, porque o processo de fermentação e a posterior fervura do seu caldo praticamente elimina sua toxicidade. Por essa razão, o consumo do tucupi deve ser feito depois de escolher muito bem o produto, analisando sua procedência.
     Em processo artesanal, a farinha de mandioca é obtida através de trituração e prensa. Desse processo, resulta um líquido chamado manipueira, que em estado natural não tem nenhuma utilidade.
     Porém, se colocado em repouso, esse líquido, depois de um ou dois dias, começa a fermentar. Depois da fermentação, ele deve ser muito bem fervido para que finalmente sejam acrescentados os temperos que o transformam no tucupi, um molho muito apreciado pelos amazonenses e paraenses. Ele está no nome de um dos principais pratos da cozinha brasileira: o pato no tucupi.
     E nada mais justo do que uma receita de pato no tucupi.

PATO NO TUCUPI

INGREDIENTES
1 pato grande limpo
4 dentes de alho socados
1 folha de louro picado
½ colher (café) de cominho
½ colher (café) de pimenta-do-reino
1/3 de xícara (chá) de vinagre
sal a gosto

100 g de bacon em fatias
3 cebolas pequenas cortadas em rodelas
5 tomates maduros cortados em rodelas
1 xícara (chá) de óleo

2 dentes de alho socados
1 litro de tucupi
1 maço de jambu com talo picado (ou agrião)

12 colheres (sopa) de farinha de mandioca torrada

MODO DE PREPARO
     Numa tigela coloque o pato, fure com um garfo e tempere com alho, louro, cominho, pimenta-do-reino, vinagre, sal, misture e deixe marinar na geladeira de um dia para o outro.
     Retire o pato da marinada e transfira para uma assadeira. Cubra o pato com as fatias de bacon e rodelas de cebola e tomate. Regue com óleo e leve para assar em forno alto pré-aquecido a 200°C por cerca 1 ½ hora de ou até ficar corado e macio. Retire do forno e corte em pedaços.
     Numa panela coloque os dentes de alho, o tucupi e leve ao fogo médio por cerca de 15 minutos. Adicione o jambu e misture. Acrescente os pedaços do pato e deixe cozinhar por mais 20 minutos. Retire do fogo.
     Em pratos de servir coloque 2 colheres (sopa) de farinha de mandioca, 1 pedaço de pato e bastante caldo de tucupi. Sirva em seguida.


Contatos:
(21) 98737-9583 (RR Assessoria)
rrassessoria.thiagolima@gmail.com
Facebook: thiagolimapadrao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...