Páginas

domingo, 29 de novembro de 2015

LUIZ CARLOS CATTACINI GELLI - HARMONIZAÇÃO


     Harmonização, casamento, combinação e outras palavras são utilizadas para a união do vinho com a comida.
     Para os iniciantes na arte de Baco o assunto assusta: o maior desafio e o maior temor.
     Mas como em qualquer outro campo do conhecimento podemos desmistificar os seus segredos com algumas regras básicas, que no meu entender resolvem noventa por cento das questões.
      Vamos a elas:
- A primeira regra é não ter regras – Beba o vinho que mais lhe dá prazer com a comida que está na sua frente. Quem pode te dizer que o casamento não funciona?
- A segunda é ser feliz – Não complique, quem vive num país como o nosso já tem problemas demais e comer e beber vinho é prazer.
- A terceira é respeitar o momento - Na praia não é o melhor lugar para se beber um tinto. Espumantes, rosés e brancos descem mais redondo. E num churrasco um tinto, claro, e por aí vai. É simples.
- A quarta - A cor dos ingredientes, do alimento pode dar a pista certa. Um bom rosé acompanha bem um belo salmão.
- A quinta - Comidas estruturadas, pesadas, use vinhos com o mesmo peso. Uma rabada precisa de um vinho estruturado, como um Tannat, um rosé de Provence seria atropelado. Para uma salada um branco leve.
- A sexta - Comida regional x vinhos regionais – experimente comer uma massa ao sugo com vinhos tintos italianos. O mesmo se repete com um delicioso cordeiro acompanhado de um Cabernet Sauvignon.
- A sétima - Doces com vinhos doces. Estamos próximos do Natal tente um panetone com espumante moscatel.
- A oitava, a nona, a décima e por aí vai são para aqueles que desejam estudar o assunto a sério. Se você escolher esse caminho a sua satisfação será maior quando vivenciar as infinitas possibilidades que essa arte pode proporcionar.
     Invente, tente afinal muitas das combinações ditas perfeitas foram descobertas assim.
     Saúde e paz!


Luiz Carlos Cattacini Gelli é sommelier e empresário. Em 2010, fundou a Cattacini Vinhos, cuja proposta é produzir e comercializar vinhos nacionais exclusivos.

 Os vinhos Cattacini podem ser entregues em todo o Brasil através das lojas virtuais: Eno Eventos: www.enoeventos.com.br/importadora e Rio Di-Vino: www.riodivino.com.br.

Contatos:
Facebook: Cattacini vinhos
gelli@cattacini.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...