Páginas

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

SERGIO CARRANO - BEM ESTAR ANIMAL


     Esta havendo um movimento mundial de consumidores na busca de alimentos mais saudáveis, principalmente quanto aos alimentos de origem animal, da agropecuária.
     Na produção convencional, em regra, os animais são alimentados com rações onde são adicionados promotores de crescimento, antibióticos e quimioterápicos. Os animais vivem confinados e associações ligadas ao bem estar animal consideram que as condições de manejo provocam sofrimento aos animais até o abate.
     Na contra-mão desse modelo, temos o processo de produção sustentável onde, em regra, não se utilizam antibióticos, promotores de crescimento e quimioterápicos. Os animais são criados em espaços amplos e são respeitadas condições de bem estar animal até o abate.
     No que se refere ao respeito ao bem estar animal, existem selos de qualidade que certificam esse modelo de produção agropecuária, visando o garantir ao consumidor que o processo de criação e o abate ocorrem dentro de critérios saudáveis e de bem estar dos animais.


Quem se filia a essas instituições e adota esse modelo de criação pode utilizar na rotulagem do produto o selo de garantia da qualidade de bem estar animal como o selo exemplificado acima.
     Outro exemplo de garantia da qualidade são os alimentos de origem orgânica, cuja rotulagem apresenta o selo oficial do governo “ produto orgânico Brasil “, dando ciência ao consumidor de que esse produto passou por rigorosos critérios de produção.


     Acontece que tem se encontrado no mercado de consumo, alimentos de origem animal, como por exemplo, frango com rotulagem orgânica ou de bem estar animal, desacompanhados dos certificados que garantem tal qualidade.
     Olho vivo !!!
     Normalmente esses produtos custam mais barato, mas, não tem a qualidade que dizem ter. Não se deixe levar por embalagens “bem boladas”, mas, que não apresentam os certificados de garantia da qualidade. Voce pode estar comprando gato por lebre…

Sergio Carrano

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...