Páginas

domingo, 13 de março de 2016

RECEITA INTERNACIONAL - TIRAMISÚ


O Tiramisù foi inventado na região da Toscana, e compreende um pavê com creme de Mascarpone, vinho marsala, biscoito de champagne molhado no café, cacau em pó e/ou chocolate em barra, tudo disposto em camadas.

Assim como vários pratos e principalmente sobremesas, o Tiramisù possui uma história bastante curiosa. Uma das versões conta que Siena, na Toscana, foi dominada por volta do século 16 pela família dos Médici, senhores de Florença. Em homenagem a um deles, teria sido inventado um doce que deu origem ao Tiramisù.

Esse doce criado para homenagear o Granduque de Florença, tinha o nome de “Zuppa del Duca”, e era feito com ovos, leite e vinho marsala, e por isso era chamado também de sopa inglesa. Segundo historiadores, o doce tinha como objetivo produzir um descendente para a família, e parece realmente ter dado certo, pois, Granduque Cosme Terceiro teve três filhos.

Ao Tiramisù acrescentou-se o café, considerado afrodisíaco, e o chocolate, que era estimulante, e por causa dessa combinação, esse pavê era consumido na Toscana antes dos encontros amorosos. Depois disso, a popularização do Tiramisù na Itália foi questão de tempo. Em todo o país, milhares de turistas procuram por docerias que vendessem exclusivamente esse famoso “dolci”. E mesmo tendo sido criado na Toscana, em Siena o Tiramisù não superou o famoso “panforte”.

A velha disputa para ter a paternidade da receita também acontece com o Tiramisù, e algumas cidades da Itália “brigam” pela origem da sobremesa. O fato é que a Itália se destaca na gastronomia pela importante e fundamental valorização da história e das tradições, e é possível ver que a alegria se de comer por lá é diferenciada.


INGREDIENTES
Creme Mascarpone
80 ml de água
150 g de açúcar

5 gemas
400 g de queijo Mascarpone

Calda de café
1 xícara de café pronto
20 ml de vinho Marsala

Montagem
250 g de biscoitos champagne
cacau em pó para polvilhar

MODO DE PREPARO
Creme Mascarpone
Numa panela coloque a água com o açúcar e leve ao fogo médio até formar uma calda grossa. Retire do fogo e derrame ainda quente dentro de uma outra panela com as gemas, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Volte a panela ao fogo em banho-maria  e mexa até engrossar. Retire do fogo, transfira para a batedeira e bata até esfriar. Adicione muito delicadamente o queijo Mascarpone, misture e reserve.

Calda de café
Numa tigela misture o café com o vinho e reserve.

Montagem
Mergulhe rapidamente os biscoitos champagne na calda de café e coloque metade deles no fundo da fôrma retangular (25 cm X 10 cm X 0,5 cm de altura). Cubra com o creme de Mascarpone e polvilhe com o cacau em pó. Coloque outra camada de biscoito e mais uma de creme. Alise a superfície com uma espátula. Leve ao freezer por no mínimo 4 horas. Na hora de servir, corte em quadrados e polvilhe com cacau em pó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...