Páginas

quinta-feira, 24 de março de 2016

VIAGEM - PENEDO


No cenário da pequena vila estão a Casa do Papai Noel, fábricas de chocolate, construções em estilo enxaimel e muitas araucárias. Mas não estamos nos referindo a nenhum destino nórdico... E sim ao simpático distrito de Penedo, aos pés da Serra da Mantiqueira, entre o Rio e São Paulo.

Colonizada pelos finlandeses na década de 20, a região ainda mantém os costumes e a cultura de seus fundadores com direito à vigorosa gastronomia típica - que aqui ganhou a companhia das trutas -, construções em madeira e cercadas por jardins floridos e bailes à moda da Finlândia que colocam todo mundo para dançar.

Procurada por casais, Penedo oferece charmosas opções de hospedagem, restaurantes variados e lojas de artesanato com trabalhos em tear. As famílias, porém, também se divertem no destino. O Shopping Pequena Finlândia, além das lojinhas e praça de alimentação, abriga a casa de verão do Papai Noel. 

O Bom Velhinho recebe crianças de todas as idades em seu chalé e também na fábrica de brinquedos, onde são produzidos os presentes natalinos. Antes ou depois da visita, deliciar-se com os sorvetes artesanais finlandeses ou com os chocolates e doces caseiros é tarefa obrigatória. 

A natureza preservada que emoldura o distrito - Penedo pertence à cidade de Itatiaia - também faz parte dos atrativos. Trilhas em meio a pinheiros e araucárias são exploradas a partir de cavalgadas e caminhadas que descortinam cachoeiras e corredeiras de águas limpas ao longo dos percursos. 

Na região da Serrinha do Alambari os destaques são os trutários que, além da pesca, oferecem uma saborosa atividade: degustar os patês e as casquinhas à base do peixe.


Pontos turísticos de Penedo
Os pontos turísticos de Penedo, no Rio de Janeiro são procurados por turistas durante todo o ano. A grande influência da cultura finlandesa recebida com a colonização deu ao distrito arquiteturas charmosas e programações especiais. Por estar na região do Itatiaia, proporciona contato com a natureza, passeios de ecoturismo e muita tranquilidade.

Gastronomia - A Gastronomia em Penedo se estende aos mais diversos tipos de culinária, o turista poderá apreciar restaurantes especializados em comida internacional, brasileira ou caseira. Todos os pratos são preparados com alimentos de qualidade e com temperos especiais. Destaque para a cozinha alemã, bem representada por restaurantes tradicionais como a Casa do Fritz, que tem em seu cardápio pratos como o Eisbein servido com chucrutes, além do delicioso Kassler (carne de porco defumada). Outro ponto forte da culinária dos restaurantes em Penedo é a utilização da truta, um peixe cultivado em pesqueiros da região.

Shopping Pequena Finlândia - O Shopping Pequena Finlândia é o principal centro comercial de Penedo. Conhecido como Casa do Papai Noel e situado no centro de Penedo, no simpático condomínio de lojas de artesanato, restaurantes e roupas é natal o ano inteiro. As lojas lembram as pequenas vilas da Finlândia. É uma programação imperdível para todas as faixas etárias.

Clube Finlândia - O Clube Finlândia é o principal responsável por guardar a memória da colônia finlandesa em Penedo. Há 64 anos realiza eventos e projetos para levar cultura às pessoas. Ali acontece um baile para toda a família, com dança pitoresca já se tornou tradicional. Também se encontra o Museu Finlandês da Dona Eva, onde ficam peças antigas e obras trazidas em viagens, ou doadas por visitantes.

Fábrica de Chocolates - A Fábrica de Chocolates fica situada no centro turístico de Penedo, Rio de Janeiro. Ali o turista pode acompanhar a produção do chocolate, escolher entre diversos doces, lanches, geleias, compotas, conserva salgada e doce de leite. Também há produtos diet, para quem está de dieta.

Shopping Vale dos Duendes - O Shopping Vale dos Duendes está localizado na Avenida das Mangueiras, a principal avenida de Penedo. O centro comercial recebeu esse nome devido a sua incrível semelhança com um vale de contos de fadas, onde fica o jardim e com duendes espalhados. Ali há lojas de arte típica (casas que vendem arte finlandesa), a samaritana, atelier Isa Baptista, casas de acessórios, attractiva, Brasil Coast, Bufallo Couro, Penedo Kone e Terra Viva.

Shopping do Esquilo - O Penedo Shopping também é conhecido como Shopping do Esquilo, já que grande boneco do bichinho fica na entrada do centro comercial. Ali há diversas lojas de roupas, artigos esotéricos e artesanato. Dispõe de uma loja de chocolates que vende ovo de páscoa o ano todo. Sua arquitetura e decoração servem como um lindo convite de entrada.

Cachoeira de Deus - A Cachoeira de Deus é a maior cachoeira de Penedo, conta com 15 metros de altura e uma extensa piscina natural. É uma ótima dica de ecoturismo, já que a água é limpa e apropriada para banho. A profundidade do poço pode chegar até 2,5 metros, por isso onde não é recomendado para crianças. No topo há uma pequena piscina natural com uma mini queda d'água.

Cachoeira das Três Bacias - A Cachoeira das Três Bacias está situada em Penedo e no curso do rio, cada trecho de queda d’água forma três pequenas bacias de pedra. Dispõe de águas puras e frias, propícias para banhistas.

Parque Nacional do Itatiaia - O Parque Nacional do Itatiaia foi fundado em 1937, e é o primeiro parque brasileiro. Serve para a conservação e proteção integral da natureza entre os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. São mais de 28 mil hectares de área verde e paisagens maravilhosas, constantemente visitadas por turistas.  Ali fica o Pico das Agulhas Negras, Maciço das Prateleiras, Vale do Aiuruóca e a Pedra do Altar.

Pico do Penedinho - O Pico do Penedinho é um dos mirantes mais famosos em Penedo, no Rio de Janeiro. Ali o turista tem a oportunidade de entrar em contato com a natureza e a linda paisagem natural do distrito. É propriedade particular da Casa de Chocolate e para entrar é preciso pedir autorização. A trilha de acesso dura aproximadamente 30 minutos, até chegar ao ponto culminante à 600 metros de altitude.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...