Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2016

COMPORTAMENTO - CHEFE HOMEM OU MULHER?


Poucas mulheres ocupam o cargo de chefia nas grandes empresas. São minoria e, para muitas profissionais, tudo continuará assim. Pesquisa realizada pela Universidade de Brasília mostra que 85% das representantes do sexo feminino preferem ser lideradas por homens (quando o assunto é trabalho, claro). O que os homens acham disso? 95% deles também concordam com a escolha.

Elas dizem
A assombrosa cultura machista tem lá a sua culpa. Mulheres sempre foram encaradas como incompetentes, frágeis e burras. Para mostrar que nada disso fazia sentido, muitas delas resolveram ter a mão de ferro e o pulso firme. E a probabilidade de soar como exagero era grande demais. Chefe mulher tem mais dificuldade para se impor e tem de se mostrar muito preparada e com conhecimento acima dos subordinados. O subordinado vê com desconfiança o conhecimento da chefe e isso facilita uma contestação.

Eles dizem
O preconceito já enraizado na grande maioria da população bloqueia o olhar do empregado para o empregador. A impressão, de início, é que as mulheres são menos competentes que os homens. E é isso que pode levar o subordinado à contestação ou ao não acatamento de uma orientação. Por isso a necessidade das mulheres demonstrarem, mais do que os homens, sua competência.

A presença de mulheres nos cargos de liderança aumenta a cada dia, mas ainda é pequeninha se comparada aos homens. E isso traz características fortes na sua atuação. Ainda há machismo. E ainda há prevalência dos homens. Daí a maior dificuldade das mulheres.

Ponto de vista
Mas será que essa preferência também não depende do que cada empregado espera do seu chefe? Não vejo a questão como sendo de pontos negativos ou positivos de cada um, mas da forma de abordagem que homens e mulheres têm. As mulheres são mais detalhistas e negociadoras. Os homens são mais diretos e autoritários.
O importante é fugir um pouco das comparações e entender as diferenças. Homens e mulheres não são iguais e isso só tem que trazer benefícios tanto para quem comanda como para quem é comandado. 
(Fonte: IG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...